F.A.Q.


F.A.Q.

1 – É difícil aprender duas línguas na infância?

Não. Durante a infância, todas as crianças têm a “tarefa” de adquirir linguagem. Por isso, pode-se dizer que todas elas já nascem equipadas para tal e não enfrentam dificuldades.

Elas poderão adquirir uma, duas ou mais línguas a depender do ambiente em que vivem. O importante é que se mantenha a língua utilizada nos diferentes ambientes em que elas estão inseridas: que seja constante a língua materna no âmbito familiar e o segundo idioma na escola.

 

2 – Por que as crianças bilíngues “misturam” as duas línguas?

Algumas crianças bilíngues podem usar entonação, palavras ou até estruturas gramaticais dos dois idiomas na mesma frase ou conversa, mesmo que as pessoas ao redor usem somente um idioma. Alguns pais ficam preocupados quando ouvem isso, pois acreditam que a criança está confusa e que não consegue separar os dois idiomas. Pesquisas demonstram que a confusão jamais acontece. A razão principal para essa mistura é que a criança bilíngue escolhe dentre o repertório que possui o que acredita que vá expressar com maior precisão seus pensamentos. Portanto, elas emprestam de um dos idiomas. Os pais não devem criticar esse comportamento. Ele desaparecerá naturalmente.

 

3 – O que é ser bilíngue?

Ser bilíngue não significa apenas ter proficiência em dois idiomas. Um indivíduo bilíngue pode apresentar maior aceitação das diferenças, maior abertura para outras culturas. Assume uma postura curiosa e questionadora perante o mundo e o ambiente que o cerca, mostrando maior flexibilidade e habilidade na resolução de situações-problema. A criança bilíngue tem acesso a um espectro muito maior de informações, sons e linhas de pensamento , recursos dos quais pode lançar mão em outros contextos, não só no ambiente escolar.

 

4 – Qual a metodologia da Escola? Como se dá a integração curricular?

Na Educação Infantil, do K1 ao K3, os alunos frequentam um ambiente de imersão total, no qual a comunicação durante todo o período escolar é feita na segunda língua. Aulas de Língua Portuguesa têm início no K4, com carga horária semanal de 1h30. No K5, passam a ter Português por 3h45 por semana.

No Ensino Fundamental, a integração curricular se configura de outra maneira, e as práticas de leitura e escrita se intensificam.

É também no Ensino Fundamental que os conteúdos são organizados em duas grades: a grade dos conteúdos que são ensinados em Língua Portuguesa e outra dos conteúdos que são ensinados em Língua Inglesa, em aulas distintas e por professores diferentes. Essa divisão é detalhadamente elaborada, pois os alunos não aprendem um mesmo conteúdo nas duas línguas, ao mesmo tempo. Academicamente, são desafiados de forma contínua, independente do idioma que estão utilizando como ferramenta para aprender os conteúdos.

 

5 – Em que idioma o aluno é alfabetizado?

O processo de alfabetização se dá em Português, com aulas específicas a partir do K4. No 1º Ano do Ensino Fundamental, este processo é consolidado a partir das hipóteses de leitura e escrita de cada criança, com intervenções feitas por parte da professora. Não existem duas alfabetizações. A partir das estratégias desenvolvidas no processo de alfabetização em português, a criança constrói e apresenta também suas hipóteses de leitura e escrita em Inglês.

 

6 – Qual o trabalho realizado com Literatura na Escola?

A Literatura está inserida em muitos contextos da Escola.

O trabalho com gêneros literários fornece repertório linguístico para que os alunos se apropriem de vocabulário e estruturas específicos para que se comuniquem oralmente, também, no segundo idioma com mais fluência.

Seja em Português ou em Inglês, além da literatura oferecer suporte para aprendizagens, desejamos também que nossos alunos se apropriem da leitura, ampliem o repertório literário, aprendam a identificar gêneros, aprendam sobre os diversos estilos de escrita de textos para, quem sabe, fazerem da leitura uma atividade não obrigatória, mas prazerosa.

 

7 – A Escola possui Biblioteca?

Sim. Os alunos de Educação Infantil, desde o K1, têm uma biblioteca de sala, com títulos variados adequados à faixa etária. A partir do K3, passam a fazer empréstimos: semanalmente, levam um livro para casa para ler com as famílias. No K4, no K5 e no Ensino Fundamental, os alunos visitam a Biblioteca semanalmente com os professores e fazem retiradas de livros para serem lidos em casa. Na Educação Infantil, são feitos empréstimos de livros em inglês; No Ensino Fundamental, os alunos retiram livros em inglês e em português , alternadamente.

 

8 – Em que ano escolar os alunos aprendem a letra cursiva?

Nossos alunos são apresentados à letra cursiva no 1º Ano do Ensino Fundamental. No 2º semestre do 1º ano os alunos iniciam a prática da letra cursiva em um caderno de caligrafia.

Essa prática se intensifica no 2º Ano do Ensino Fundamental e, conforme ganham fluência na escrita da cursiva, os alunos passam a utilizá-la espontaneamente.

 

9 – Como é feita a seleção dos Professores?

O candidato ao cargo de professor para o currículo em Inglês deve ter concluído o curso de Pedagogia e apresentar um diploma de inglês que pode ser Oxfford, Toefl, Cambridge ou Michigan. O candidato ao cargo de professor para o currículo brasileiro precisa ter concluído o curso de Pedagogia. Após a primeira entrevista, o candidato é convidado a participar de um estágio por um período de uma semana. Após esse estágio, caso o candidato tenha o perfil profissional da Escola, ele é encaminhado para uma prova de Inglês ou Português na qual serão testados seus conhecimentos orais e escritos da língua.

 

10 – Como são as aulas de Artes, Educação Física e Música?

Nas aulas de Música, os alunos têm acesso ao repertório de canções tradicionais e populares em Inglês e Português. Além disso, desenvolvem a sensibilidade auditiva, a apreciação musical, o reconhecimento e a produção de sons, a sonorização de histórias e a prontidão musical. Nossos alunos, a partir do K1, têm duas aulas de Música por semana.

Fazem parte das aulas de Artes Visuais a experimentação de materiais, a apreciação de obras e o fazer artístico em todas as modalidades: desenho, pintura, escultura e modelagem. Duas vezes por semana nossos alunos vão ao ateliê um espaço apropriado, com oferta de materiais para deixar aflorar sua criatividade.

No K1, no K2 e no K3, a professora de sala trabalha com as Artes Visuais e, a partir do K4, os alunos têm aulas com professora especialista em Inglês, além das propostas feitas em sala.

As aulas de Educação Física acontecem duas vezes por semana. Dentre as propostas desenvolvidas, temos jogos de regras, circuitos de habilidades motoras e oficinas de exploração de materiais. Tais atividades, sempre encaminhadas em Inglês, promovem o desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos em contextos lúdicos e desafiadores.

 

11 – O aluno almoça na Escola?

Se os pais desejarem, alunos com dois anos completos podem almoçar na Escola. Para tal, devem preencher formulário específico na Secretaria, e tomar conhecimento da taxa de almoço praticada.

Já as turmas do Ensino Fundamental almoçam obrigatoriamente na Escola de 2 (duas) a 3 (três) vezes por semana. Nesses casos também será cobrada a taxa de almoço.

 

12 – Como se dividem as turmas?

As turmas são divididas de acordo com a data de nascimento dos alunos, considerando 30 de junho como data de corte.

 

13 – O uso do uniforme é obrigatório?

O uso do uniforme é obrigatório na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Consideramos parte do uniforme meia e tênis, para garantir conforto e segurança na prática das atividades. Nos dias de muito calor é permitido o uso de sandálias, como “papetes”, desde que estas não tenham salto.

 

Curso

Idade

K1

1 ano completo; completam 2 anos a partir de 01 de julho

K2

Completam 2 anos até 30 de junho

K3

Completam 3 anos até 30 de junho

K4

Completam 4 anos até 30 de junho

K5

Completam 5 anos até 30 de junho

1º ano

Completam 6 anos até 30 de junho

2º ano

Completam 7 anos até 30 de junho

3º ano

Completam 8 anos até 30 de junho e assim sucessivamente

 

 

14 – Meu filho tem que falar Inglês para estudar nesta Escola?

Não, o nosso objetivo é ensinar inglês às crianças. Portanto, não é necessário que a criança fale Inglês para estudar na Aubrick. Caso a criança ingresse na Educação Infantil, a adaptação à língua ocorre durante o período regular de aulas. No caso de ingresso no Ensino Fundamental, indicamos que os alunos frequentem na escola aulas de Inglês semanais fora do horário regular de aulas (Tutoring), não incluídas na mensalidade.

 

15 – A família precisa falar Inglês para que o filho estude em escola bilíngue?

Não é necessário que a família fale inglês, uma vez que o trabalho realizado na Escola é suficiente para que o aluno se torne bilíngue.

Toda a comunicação da Escola para pais é feita em Português, bem como as reuniões em grupo e individuais. No caso de famílias estrangeiras, a comunicação pode ser feita em inglês.

 

16 – A adaptação é feita com a presença dos pais?

Na Educação Infantil, o horário de permanência dos alunos aumenta gradativamente, iniciando com 2 horas por dia. Os responsáveis devem ficar na Escola com a criança e, na medida em que o aluno se adapta à rotina, os familiares são orientados a seguir o procedimento regular de entrada e saída.

No Ensino Fundamental, avaliamos a necessidade de uma rotina diferente nos primeiros dias, a depender do caso.

 

17 – Quantos alunos a Escola tem por classe?

O número máximo de alunos por classe é de 12 (doze) crianças para o grupo de K1, 16 (dezesseis) alunos para os grupos de K2, 18 (dezoito) alunos para K3, 20 (vinte) alunos para o K4, e 22 (vinte e dois) para o K5. Nas classes do Ensino Fundamental, o número é de 25 (vinte e cinco) alunos por classe até o 3º ano. Do 4º ano em diante, o limite é de 27 (vinte e sete) alunos.

 

18 – Como a Escola lida com questões disciplinares no Ensino Fundamental?

O aluno que infringir disposições regimentais, principalmente aquelas de caráter disciplinar, receberá uma das sanções estabelecidas no Regimento Escolar, de acordo com a gravidade do fato. As sanções aplicáveis são: advertência verbal; advertência escrita com comunicação aos pais ou responsáveis; suspensão das atividades escolares de até 3 (três) dias corridos, sem que isso implique em ficar dispensado da entrega de trabalhos escolares.

 

19 – Vocês oferecem lanche?

Sim. Faz parte da nossa rotina servir o lanche para as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os cardápios são elaborados objetivando uma alimentação nutritiva, diversificada e atraente para os nossos alunos.

 

20 – Como se dá o Sistema de Avaliação?

Na Educação Infantil e no 1º Ano, a avaliação do aluno é processual, isto é, o professor avalia os alunos no decorrer do período de aulas. Ao final de cada trimestre as famílias recebem um relatório com a avaliação individual do aluno.

No Ensino Fundamental, a partir do 2º Ano, é atribuída ao aluno, trimestralmente, uma nota para cada Área do Conhecimento (Língua Portuguesa, English, Matemática, Math, Ciências, Science…).

 

21 – Como são trabalhadas as datas comemorativas?

Na Aubrick as datas comemorativas são trabalhadas do ponto de vista cultural, com atividades significativas e que acrescentem informações a nossos alunos. Desta maneira, acreditamos respeitar todas as linhas religiosas que compõem a comunidade escolar. Para nós, as comemorações são boas oportunidades de compartilhar experiências entre a Escola e as Famílias, sem priorizar as relações de consumo envolvidas em algumas datas.

 

22 – Com que frequência os alunos têm Lição de Casa?

A frequência da Lição de Casa varia em função da faixa etária dos alunos e dos conteúdos curriculares previstos para cada série. Os principais objetivos da Lição de Casa nessa etapa da escolaridade são: o desenvolvimento do hábito de fazer uma tarefa sem a

intervenção do adulto, responsabilizar-se pela mesma e pelos materiais, e o estudo autônomo que possibilita ao aluno rever o que foi ensinado em sala de aula.

 

23 – A Escola utiliza material didático?

O material didático é rigorosamente selecionado pela Direção e Coordenação Pedagógica, garantindo aulas planejadas e que propiciem uma diversidade de propostas instigantes e desafiadoras. Adotamos os mais modernos materiais do mercado editorial e produzimos alguns materiais complementares em nossa Escola.

 

24 – A Escola oferece atividades opcionais?

Sim. Em nossa Escola oferecemos oficinas fora do horário de aulas. Estas oficinas não fazem parte da grade curricular dos alunos e não estão incluídas na mensalidade. Algumas das oficinas oferecidas são: Robótica, Judô, Futebol, Ginástica Rítmica e Tênis.

 

25 – Meu filho pode ficar na Escola todos os dias em período integral?

Sim. Para isso oferecemos o PLAYGROUP. Como o próprio nome diz, é um grupo de crianças que, acompanhado de uma educadora, desenvolve atividades educativo-recreativas em inglês. Os alunos (a partir de 2 anos completos) podem frequentar o PLAYGROUP em quaisquer dias ou horários, de acordo com a conveniência de cada família, sendo que as taxas de adesão e permanência são proporcionais a estes horários.

 

26 – Quais são os componentes curriculares da grade curricular do Ensino Fundamental I?

O aluno que infringir disposições regimentais, principalmente aquelas de caráter disciplinar, receberá uma das sanções estabelecidas no Regimento Escolar, de acordo com a gravidade do fato. As sanções aplicáveis são: advertência verbal; advertência escrita com comunicação aos pais ou responsáveis; suspensão das atividades escolares de até 3 (três) dias corridos, sem que isso implique em ficar dispensado da entrega de trabalhos escolares.

 

COMPONENTES CURRICULARES – 1º Ano

EM LÍNGUA PORTUGUESA

EM LÍNGUA INGLESA

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ENGLISH
MATEMÁTICA MATH
NATUREZA E SOCIEDADE SCIENCE
ARTS & CRAFTS
PHYSICAL EDUCATION
MUSIC

 

COMPONENTES CURRICULARES – 2º Ano

EM LÍNGUA PORTUGUESA

EM LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA ENGLISH
MATEMÁTICA MATH
GEOGRAFIA SCIENCE
HISTÓRIA ARTS E CRAFTS
CIÊNCIAS PE
MUSIC

 

COMPONENTES CURRICULARES – 3º Ano

EM LÍNGUA PORTUGUESA

EM LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA ENGLISH
MATEMÁTICA MATH
GEOGRAFIA SCIENCE
HISTÓRIA ARTS & CRAFTS
CIÊNCIAS PE
XADREZ MUSIC

 

COMPONENTES CURRICULARES – 4º Ano

EM LÍNGUA PORTUGUESA

EM LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA ENGLISH
MATEMÁTICA MATH
GEOGRAFIA SCIENCE
HISTÓRIA ARTS & CRAFTS
CIÊNCIAS PE
XADREZ MUSIC
THEATER

 

COMPONENTES CURRICULARES – 5º Ano

EM LÍNGUA PORTUGUESA

EM LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA ENGLISH
MATEMÁTICA MATH
GEOGRAFIA SCIENCE
HISTÓRIA ARTS & CRAFTS
CIÊNCIAS PE
XADREZ MUSIC
THEATER
ESPANHOL

 

COMPONENTES CURRICULARES – 6º E 7º Anos

EM LÍNGUA PORTUGUESA

EM LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA ENGLISH LANGUAGE ARTS
MATEMÁTICA MATH
GEOGRAFIA SCIENCE
HISTÓRIA GLOBAL PERSPECTIVES
CIÊNCIAS PHYSICAL EDUCATION
ART
MUSIC
ESPANHOL Drama

 

 

27 – Como se dá a comunicação entre Pais e Escola?

A comunicação se dá, prioritariamente, por e-mail ou pela agenda do aluno.

 

28 – Como se dá a formação dos Professores?

Para realizar a integração curricular de forma a garantir a excelência do trabalho em todos os componentes curriculares, é necessário estar atento à prática, pensar sobre o currículo e formar a equipe pedagógica.

Para tanto, priorizamos a seleção dos profissionais e fazemos um trabalho de formação com os educadores, pois entendemos que somente uma instituição preocupada com a formação de sua equipe pedagógica se qualifica para enfrentar as demandas atuais da Escola.

Esse constante movimento de discussão permite que as práticas escolares estejam sempre sendo questionadas e revistas, para garantir um trabalho fundamentado e de acordo com os pressupostos filosóficos da Escola.

Semanalmente são realizadas reuniões individuais entre a coordenação e os Professores para se discutir questões do currículo e realizar o acompanhamento dos alunos.

Toda a equipe pedagógica participa de uma reunião semanal, na qual discutimos sobre o currículo da Escola, trazendo sempre a teoria para atualização e análise da prática.

 

29 – Como é o Processo de Matrícula?

Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h30. O pai/responsável deve comparecer à Secretaria para efetivar a matrícula, preencher o Requerimento de Matrícula, ler e assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Os documentos necessários para a matrícula são:

– 1 foto 3 X 4

– Cópia da Certidão de Nascimento do Aluno

– Cópia do comprovante de Residência

– Cópia do RG ou RNE do aluno

– Cópia do RG ou RNE do responsável pelo pagamento

– Ficha de Cadastro – deve ser preenchida e devolvida à Escola

– Ficha de Saúde – deve ser preenchida e devolvida à Escola

– Cópia do CPF do responsável pelo pagamento

– Declaração de quitação financeira da escola anterior (se vier de outra escola).

 

30 – Como se dá o pagamento das mensalidades?

A anuidade é dividida em 13 parcelas, a primeira vencendo no ato da matrícula e, as demais, nos 12 meses do ano. O pagamento é feito através de boleto bancário, exceto a 1ª parcela, no ato da matrícula, que é paga na Escola. O lanche está incluso no valor da anuidade.

 

31 – A Escola oferece transporte escolar?

O transporte é terceirizado. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o responsável pelo transporte.*

*verificar a área de cobertura da empresa antes da contratação do serviço.

32 – Segurança:

O aluno apenas sairá da Escola acompanhado das pessoas autorizadas na Ficha Informativa. Do contrário, a Escola deve ser contatada antecipadamente, via agenda ou por e-mail, e ser informada sobre nome e RG da pessoa autorizada, caso tais dados não constem da Ficha Informativa. Quando a pessoa autorizada chegar, o porteiro deve avisar a Secretaria para que confirme os dados informados. Caso fique alguma dúvida quanto à identidade da pessoa, a Secretaria entrará em contato com a família por meio dos telefones registrados.

 

Horários 2016
                                                                       
Abaixo, tabela com horários:

K1

8h às 11h50

13h15 às 17h05

K2

8h às 11h50

13h15 às 17h05

K3

8h às 12h

13h15 às 17h15

K4

8h às 12h

13h15 às 17h15

K5

7h45 às 12h15

13h15 às 17h45

1º ano

7h45 às 12h15
2 tardes – 13h15 às 16h30

13h15 às 17h45
2 manhãs – 9h às 12h15

2º ano

7h45 às 12h15
2 tardes – 13h15 às 16h30

13h15 às 17h45
2 manhãs – 9h às 12h15

3º ano

7h45 às 12h15
3 tardes – 13h15 às 16h30

13h15 às 17h45
3 manhãs – 9 às 12h15

4º ano

7h45 às 12h15
3 tardes – 13h15 às 16h30

5º ano

7h45 às 13h
3 tardes – 13h15 às 16h30

6º e 7º anos

7h30 às 13h15
2 tardes –  13h15 as 16h30