Filosofia

MARCOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DA AUBRICK

O aluno que é formado na AUBRICK Escola Bilíngue Multicultural tem suas concepções e seus conhecimentos prévios valorizados em seu processo de aprendizagem. Acreditamos que, a partir de sua realidade, de seus valores, este indivíduo é capaz de ampliar seus horizontes e desenvolver  habilidades e competências que o possibilitem tomar decisões e solucionar problemas de maneira eficaz.

Sob essa concepção, objetivamos proporcionar uma articulação entre os saberes acadêmicos e as situações sociais que são vivenciadas fora do contexto escolar. Para isso, buscamos significância em nossas propostas pedagógico-educacionais, relacionando a realidade sócio-histórico-cultural às atividades.

A opção pelo currículo bilíngue vai além da proficiência linguística. Um indivíduo bilíngue pode apresentar maior aceitação das diferenças e maior abertura para outras culturas. Assume uma postura curiosa e questionadora perante o mundo e o ambiente que o cerca, mostrando maior flexibilidade e habilidade na resolução de situações-problema. A criança bilíngue tem acesso a um espectro muito maior de informações, sons e linhas de pensamento, recursos dos quais pode lançar mão em outros contextos, não apenas no ambiente escolar.

É objetivo também da AUBRICK um enfoque interdisciplinar e transversal, considerando as particularidades locais, ampliando sempre na ação educativa para um pensar global. Presente na filosofia da Escola, encontra-se, ainda, uma cultura de paz. “Uma cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados na tolerância, solidariedade e não-violência”¹. A partir do trabalho com valores, com base no respeito, na convivência e na confiança, buscamos formar cidadãos conscientes de seu papel no mundo em que vivem, com responsabilidades e direitos.

 

1.Declaração sobre uma cultura de paz. Organização das Nações Unidas. ONU, 2004, art. 1°.