K4A - SEMANA DE JOGOS  2

K4A – SEMANA DE JOGOS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA
SEMANA DE JOGOS

Muitas são as vantagens da utilização de jogos como recurso pedagógico. Estes são atividades motivadoras e, geralmente, oferecem situações significativas, ricas e desafiadoras, que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas.
O trabalho com jogos cria oportunidades para o desenvolvimento de atitudes positivas em relação à matemática, uma vez que o medo de errar é bem menor do que em situações mais formais de aprendizado. Além disso, a interação entre as crianças permite que estas testem ideias, discutam estratégias de resolução de problemas e operem em níveis diferentes de pensar, levando-as a aprender umas com as outras.
Na sequência didática aqui retratada, os alunos do K4A trouxeram de casa diversos jogos para compartilhar com seus colegas. Conceitos como contagem, ordenação, adição e subtração foram trabalhados nessa proposta e, ao final da mesma, os alunos construíram seu próprio jogo de percurso passando por várias etapas, tais como escolher o tema, criar o tabuleiro, discutir e redigir as regras (tendo a professora como escriba) e numerar as casas.
Tudo isso envolveu muita diversão e aprendizado.