Ensino Fundamental 1

Para a criança, o ingresso no Ensino Fundamental marca o início de uma fase em que surgem novas exigências e desafios, dentre os quais destacamos o aprendizado da leitura e da escrita e a formalização de procedimentos matemáticos. A partir desse momento, sua autonomia cresce e mais ferramentas e estratégias contribuem para a construção da aprendizagem. Uma nova realidade, com palavras, abre-se à sua frente. O maior objetivo do Ensino Fundamental é formar leitores e escritores competentes.

Aqui na AUBRICK Escola Bilíngue Multicultural isso acontece nos dois idiomas, com uma Integração Curricular cuidadosamente desenhada. Dessa forma, garantimos a excelência acadêmica e a proficiência linguística, tanto em português quanto em inglês.

O primeiro ano do Ensino Fundamental é o antigo Pré e, por essa razão, é tratado como uma sala de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, na qual alguns procedimentos de estudante começam a ser formalizados sem que o respeito às peculiaridades da criança de cinco anos seja abandonado. A comunicação da avaliação às famílias é feita por meio de relatórios trimestrais, nos quais são apontados os avanços e novos desafios são definidos. A partir do segundo ano, iniciam-se as provas, e a comunicação de resultados (notas) é realizada por meio de boletins trimestrais.

Aprender a ler, aprender a escrever, aprender a ser. Muito além dos conteúdos, livros e cadernos, o que está em jogo neste momento é a formação do indivíduo. Não se pode deixar de desenhar, pintar, brincar e cantar. Todas as habilidades devem ser respeitadas e trabalhadas nesta fase, para que a criança se desenvolva por completo.

A AUBRICK Escola Bilíngue Multicultural pauta seu trabalho em cinco pilares principais:

  1. O Brincar – Brincar é a forma natural de a criança estar no mundo. É por meio da brincadeira que as crianças atribuem sentido a suas experiências, reelaboram as situações vividas, aprendem sobre objetos e pessoas, exercem sua criatividade e desenvolvem-se de modo pleno. Brincando se aprende muito, em todas as idades. Para que possamos atingir esses objetivos com o Brincar, nossos professores trabalham com diversos jogos e brincadeiras que propiciam uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Além disso, brincar só pelo divertimento e integração com os colegas também devem fazer parte do dia-a-dia de nosso aluno.
  2. As artes – Em todas as suas linguagens: expressão corporal (jogos teatrais e aulas de teatro), visual (no atelier, 2 vezes por semana), dança (através de oficinas e em sala de aula), música (com 2 aulas semanais). Acreditamos propiciar assim uma formação global do indivíduo.
  3. Literatura – Com várias iniciativas, como idas semanais à biblioteca, leitura individual, compartilhada, coletiva, leitura em capítulos e uma Quinzena Literária cheia de atividades ligadas ao tema.
  4. Significado – Nosso trabalho tem como princípio realizar atividades significativas, pautadas no uso social.
  5. O Pensar – Pensar para articular ideias, ter atitudes coerentes, ser capaz de comparar informações e tomar decisões, como uma criança crítica e questionadora.